Iniciativas

Empresas e organizações em que atua

Logo da Startup Farm aceleradora de startups

ACELERADORA DE STARTUPS

Startup Farm é a aceleradora privada independente mais ativa da América Latina. Idealizada e fundada por Felipe Matos, conta com mais de 250 startups aceleradas, avaliadas em conjunto acima de U$ 1 bilhão. A aceleradora tem revelado startups de alto potencial na região e criado uma comunidade engajada de “famers”, seus empreendedores acelerados. A Startup Farm provê às suas aceleradas acesso rede de contatos com grandes empresas, parceiros de tecnologia e investidores, além de mentoria, conteúdo técnico, investimento pré-seed e espaço de trabalho, em troca de uma participação acionária minoritária.

Policy Advocacy Group Dínamo para Empreendedorismo Inovador - políticas públicas e legislação.

POLICY ADVOCACY GROUP EM EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Dínamo é uma associação civil sem fins lucrativos, que reune as principais lideranças do setor privado no ecossistema de startups no Brasil, com o objetivo de dialogar com governos, propondo melhorias no ambiente regularia e nas policias públicas voltadas ao incentivo do empreendedorismo tecnológico no Brasil. Felipe Matos é um dos fundadores e conselheiros do Dínamo, onde atua como Diretor Executivo. O Dínamo vem incentivando a adoção de medidas para a desburocratização, promoção de investimentos e incentivo a novas empresas de tecnologia, bem como para a disseminação de uma cultura de negócios mais empreendedora.

Iniciativas para as quais que contribui com conteúdo

REVISTA PEGN

Felipe Matos é colunista do site da Revista PEGN (Pequenas Empresas e Grandes Negócios), contribuindo com artigos sobre aceleração e startups.

10 MIL STARTUPS

Livro e portal de conteúdos e serviços online para empreendedores, de iniciativa de Felipe Matos.

Empresas, organizações e iniciativas das quais é Conselheiro

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS

A Associação Brasileira de Startups representa as quase 8 mil startups de tecnologia do Brasil e atua buscando gerar valor para o setor, através de visibilidade, geração de conteúdo, agregação de benefícios e representação política. Felipe Matos é membro do Conselho da Associação.

GLOBAL STARTUP POLICY GROUP

Parte da Global Entrepreneurship Network (GEN), é um fórum internacional com representantes de mais de 70 países, de formuladores de políticas públicas e lideranças dos ecossistemas de promoção do empreendedorismo. Felipe Matos é delegado representante do Brasil desde 2014, tendo participado de diversos eventos internacionais e contribuído na elaboração de conteúdos e diálogos sobre as melhores práticas nas diferentes regiões.

FORUM UNIÃO EUROPÉIA-BRASIL PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

O EUBrasilCloudForum foi criado a partir da cooperação dos governos de Brasil e da União Européia, com o objetivo de financiar pesquisas voltada para o desenvolvimento de tecnologias do futuro da computação em nuvem. Felipe Matos é membro do advisory board, contribuindo com o fórum trazendo a perspectiva das startups tecnológicas brasileiras.

UpPoints é uma startup de alta tecnologia, quer utiliza reconhecimento de imagem e redes neurais para gerar análises em tempo real de lojas de varejo físico a partir de imagens de câmeras apontadas para as gôndolas de produtos. A empresa é investida pela Embraco, multinacional brasileira do grupo Whirlpool. Felipe Matos é membro do Conselho de Administração da empresa

Empresas, organizações e iniciativas que co-fundou anteriormente

Grupo empresarial nascido em 2002 como uma das primeiras aceleradoras de startups do Brasil, consolidou-se como uma os principais geradores de negócios ligados ao empreendedorismo inovador no país, agregando iniciativas como a consultoria em inovação Inventta, a gestora de venture capital Inseed. Foi também gerador de spinoffs como a escola de empreendedorismo Tropos Lab, a aceleradora Startup Farm e a fundação Wylinka. Felipe Matos foi sócio fundador, tendo participado da concepção do Instituto e suas transformações até o ano de 2012,além.

A Inventta é a consultoria de gestão da inovação e design thinking do grupo Instituto Inovação, do qual Felipe Matos foi fundador. Na Inventta, Matos gerenciou e participou de dezenas de projetos grandes empresas, como Fiat Automóveis, Petrobras, Natura, dentre muitas outras, assim como com universidades como USP, Unicamp e UFMG. Foram projetos de transferiria de tecnologia, corporate venture, prospecção tecnológica, implantação de cultura de inovação interna e desenvolvimento de novos produtos, bem como sobre a utilização de incentivos fiscais para a inovação, como os da Lei do Bem e Lei de Informática, dentre outros.

Inseed é uma gestora de fundos de capital de risco, credenciada pela CVM, fundada pelo grupo Instituto Inovação, do qual Felipe Matos foi sócio fundador. É responsável pela gestão de fundos como o Criatec 1, Fundo de Inovação em Meio Ambiente e Criatec 3, dentre outros, totalizando mais de R$ 500 milhões sob administração para investimento em startups de tecnologia, com ênfase nos estágios de seed.

Iniciado em 2007, o Fundo Criatec foi um dos primeiros grandes fundos de capital semente para startups no Brasil, com R$ 100 milhões em capital, investidos em 36 empresas, de mais de 2 mil analisadas. Gerido pelo Instituto Inovação (e posteriormente Inseed Investimentos), em parceria com a Antera Gestão de Investimentos. Felipe Matos participou ativamente da idealização e planejamento do fundo, bem como na prospecção e avaliação de empresas, especialmente nas áreas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Uma das primeiras iniciativas de crowdfunding na América Latina, o projeto PatrocineMeuCarro.com permitiu que Felipe Matos comprasse seu primeiro carro, vendendo cotas de publicidade por meio do website, em uma iniciativa de marketing que ficou bem famosa na época.

iGrátis / GrátisON

Co-fundado por Felipe Matos, Vinicius Ribeiro e Tiago Batea, foi um portal de serviços gratuitos online, do qual fazia parte o iMasters, que se tornou posteriormente independente e uma das maiores comunidades para desenvolvedores da América Latina.

Primeiro aplicativo móvel da América Latina, foi co-fundado por Felipe Matos que, aos 16 anos, lançou sua primeira startup. Com enorme sucesso de mídia na época, foi incorporado pela take.net em 2001.

INFOR@NEWS

Fundado por Felipe Matos em 1997, foi seu primeiro empreendimento online e um dos primeiros sites da internet brasileira com foco em notícias e análises sobre o mercado de tecnologia.

This content is also available in: enEnglish (Inglês)